Voltar

Retomar a atividade desportiva ou exercício intenso, trabalhos de jardinagem ou de bricolage, mudanças… A fadiga muscular ocorre sobretudo após um esforço prolongado e qualquer pessoa é suscetível a este tipo de sintomas.

Uma fraqueza física ao nível dos músculos

Na maioria dos casos, esta fraqueza muscular traduz-se numa quebra de atividade e um estado pronunciado de fadiga. Este tipo de fadiga é essencialmente fisiológico, e difere das patologias orgânicas (onde a fraqueza muscular se torna crónica) e funcionais (que se tratam mais especificamente de sintomas psicológicos).

A fadiga muscular é um fenómeno pontual. Na maioria das vezes, ocorre após um esforço físico ou pode estar relacionada com uma acumulação de esforços repetitivos, como ao fazer desporto, bricolage, jardinagem…

As causas da fadiga muscular

De um ponto de vista científico, podem estar relacionadas com:

– Aumento do consumo de glicogénio* (um fenómeno que pode provocar hipoglicemia).
* O glicogénio é a forma em que a glicose é armazenada no corpo, principalmente nos músculos e no fígado.

– Um consumo consistente de lípidos (gordura)*.
* A gordura é a forma de energia muscular mais facilmente disponível. Mas para ser utilizada pelo músculo, a gordura deve passar por uma transformação que consome oxigénio e glicogénio. Durante um esforço intenso, o músculo consome o dobro do glicogénio (mobilização do açúcar e transformação dos lípidos).

– Uma perda elevada de água devido ao esforço físico (que induz uma diminuição do volume de sangue).

De uma perspetiva mais geral, esta fraqueza muscular pode ser explicada, em particular, por:

– Uma hidratação insuficiente antes, durante e após o esforço.

– Um excesso de atividade física: por exemplo, vários atletas ultrapassam os seus limites e negligenciam o período de repouso que permite ao organismo e aos músculos a recuperar, o que se traduz em cãibras musculares. É também o caso durante uma mudança ou durante trabalhos extensivos de jardinagem ou bricolage, nos quais o corpo é fortemente envolvido sem uma verdadeira preparação.

– Uma alimentação inadequada: o excesso de lípidos e gordura é prejudicial para o organismo e não tem um valor nutricional adequado ao corpo humano.

No entanto, uma ingestão de lípidos adequada (ómega 3 e 6) é essencial antes de um esforço intenso e prolongado. Isto ajuda a preservar as reservas de glicogénio (e assim prevenir a hipoglicemia) e de proteínas (que contribuem para 10 % do consumo energético durante o esforço), especialmente no caso de insuficientes reservas de gordura (indivíduos magros).

Quais são os sintomas?

Vários sintomas indicam fadiga muscular:

– Contração involuntária e dolorosa dos músculos (ou seja, cãibras musculares).

– Espasmos musculares ou tremores (súbito movimento descontrolado do músculo).

– Rigidez muscular (ou dores).

A fadiga muscular é um traumatismo ligeiro e pode ser aliviada por um tratamento local de apoio, como a aplicação de Arnigel®, gel homeopático.

Arnigel

OK