Saiba mais sobre traumatismos ligeiros

Contusão, nódoa negra, equimose, hematoma… As definições da dor

Uma queda de bicicleta? Um encontro infeliz entre o martelo e um dedo? Um joelho que foi contra o canto de uma mesa baixa?… Quando embatemos em algo ou caímos, gritamos “ais”, “uis” ou “aaaah”. As onomatopeias são variadas…

Ler mais >

O que é a fadiga muscular?

Retomar a atividade desportiva ou exercício intenso, trabalhos de jardinagem ou de bricolage, mudanças… A fadiga muscular ocorre sobretudo após um esforço prolongado e qualquer pessoa é suscetível a este tipo de sintomas.

Ler mais >

O que são as dores musculares?

As dores musculares podem aparecer imediatamente após o esforço ou algumas horas depois de atingir o seu máximo, algumas vezes apenas dois dias depois. Resultam de microlesões ao nível das fibras musculares, que se traduz numa dor aguda e contínua.

Ler mais >

Como se forma uma nódoa negra?

Uma nódoa negra (contusão), também designada equimose, corresponde à rutura de pequenos vasos sanguíneos (os vasos capilares) devido a um choque mais ou menos violento. Entre o momento em que a contusão aparece e até que desaparece, exibe todas as cores do arco-íris. Mas sob que efeitos a nódoa negra muda de cor?

Ler mais >

Um galo na testa de uma criança: como reagir?

Aprender a andar de bicicleta, brincadeiras com os amigos, atividades desportivas… Na vida de uma criança, as possibilidades de cair e embater em algo abundam. Uma queda ou choque ligeiro ao nível do couro cabeludo ou da testa pode provocar um hematoma subcutâneo, ou seja, um belo inchaço, também chamado de “galo”.

Ler mais >
Arnigel

OK