Saiba tudo sobre traumas

Pintar a sala de estar

Voltar
https://www.arnigel.pt/wp-content/uploads/2019/03/vert-rouleau8c81.png
https://www.arnigel.pt/wp-content/uploads/2019/03/vert-rouleau8c81.gif

Como limitar a fadiga muscular durante os trabalhos?

Está a planear restaurar uma divisão da casa? Montar divisórias, pintar a parede, assentar papel de parede… avizinha-se sério exercício físico! Para evitar a fadiga muscular, cãibras, dores, mas também contusões e inchaços, aqui ficam algumas dicas para ajudar ao bom desenvolvimento dos trabalhos.

Proteja a sua área de trabalho

– Diferencie as zonas de tráfego e áreas de armazenamento de materiais ou resíduos regularmente e arrume regularmente o seu “estaleiro”: um piso desarrumado pode impedir os seus movimentos e causar quedas ou deslizamento.
– Limpe regularmente os resíduos para libertar espaço.
– Implemente uma iluminação eficaz.
– Verifique o estado do seu escadote, degraus ou andaime.
– Se precisar de mover cargas pesadas, adote os movimentos certos.
– Use sapatos fechados e rígidos, como sapatos de segurança antiderrapantes.

Reponha a sua energia

Um longo dia de trabalho é um exercício físico completo. Antes de começar, não salte o pequeno-almoço. Tal como os atletas, forneça combustível aos seus músculos: ingira açúcares de digestão lenta (pão, tostas, cereais) e açúcares rápidos (compotas, mel). Durante o dia, lembre-se de ingerir líquidos regularmente. Para reduzir a ocorrência de cãibras, pode optar por água rica em sais minerais, à qual pode adicionar sumo de frutas ou xarope. Ao longo do dia, prefira uma barra de cereais ou frutos secos: são um bom suplemento energético e são facilmente assimilados pelo organismo.

Faça o aquecimento

Um dia de trabalho exige tanto do corpo como uma sessão de desporto. Antes de começar, aqueça os seus músculos. Assi irão responder melhor. Pode prevenir a fadiga muscular e recuperar melhor após o esforço. Para uma boa preparação, repita dez vezes alguns exercícios:

– Cabeça: levante e baixe o queixo suavemente e faça algumas rotações da cabeça.
– Ombros: erga-os até às orelhas e rode-os para a frente e para trás.
– Braços: coloque-os ao longo do corpo, levante-os para a frente e faça movimentos circulares com os pulsos.
– Parte inferior do corpo: faça alguns agachamentos, troque de lado e faça agachamento à frente e depois atrás.

Durante o dia, faça pausas regulares para se alongar e hidratar-se.

Minimize as posturas desconfortáveis

Lixar ou pintar paredes ou o teto exige trabalhar com os braços acima dos ombros e a cabeça inclinada para trás: posições desconfortáveis que causam fadiga muscular. Para a minimizar:

– Utilize ferramentas para reduzir os esforços, como cabos extensíveis ou pistolas de pintura…
– Demore o tempo necessário para posicionar o escadote, degrau ou andaime, de forma a limitar as torções e a ocorrência de cãibras.
– Se possível, troque regularmente de tarefa para evitar solicitar o mesmo grupo muscular de forma prolongada.

À noite, saiba relaxar

Quando o dia de trabalho terminar, repouse. Mantenha-se hidratado, de preferência com água rica em sais minerais para promover a recuperação muscular e reduzir as cãibras musculares. Para reduzir a tensão muscular, pode fazer automassagem nas zonas sensíveis, esfregando-as. Isto ajuda a revitalizar os músculos e devolver-lhes sua textura normal. Para relaxar os músculos cansados ou doloridos, faça também alongamentos. Mantenha as posições de alongamento durante dez segundos e repita-os 3 vezes.

Arnigel

OK