Saiba tudo sobre traumas

Jogar basquete

Voltar
https://www.arnigel.pt/wp-content/uploads/2019/03/ballon733e.png
https://www.arnigel.pt/wp-content/uploads/2019/03/ballon733e.gif

Como lidar com um “galo”?

Em plena ação, uma cotovelada ou uma queda podem ser responsáveis por um choque ligeiro ao nível do couro cabeludo ou da testa, causando um hematoma subcutâneo, isto é, um grande inchaço vulgarmente designado de “galo”. Interrompa o jogo! Siga os conselhos…

Primeiro reflexo: retirar o jogador

Retire o jogador do campo e instale-o num lugar calmo onde o possa examinar e onde ele possa descansar.

Segundo reflexo: aplicar frio para reduzir o inchaço ou a extensão da contusão

Aplique um saco de gelo sobre a área. Se não tiver um, pode improvisar (+ link para métodos de improvisar um saco de gelo). Caso não consiga, também pode aplicar compressas frias. Não coloque o gelo diretamente sobre a pele, dado que pode causar queimaduras. Envolva-o sempre num pano.

Terceiro reflexo: fazer uma compressão

Usando uma banda ou uma compressa, efetue um curativo aplicando pressão sobre o inchaço, de forma a limitar a sua dimensão. Não o aplique durante mais de 10 minutos.

Mesmo os mais impressionantes “galos” são geralmente benignos e desaparecem em poucas semanas. No entanto, deve monitorizar a criança durante 72 horas após o choque ou queda, incluindo à noite. A ocorrência de perda de consciência, distúrbios de comportamento (excitação, sonolência, falta de energia), perdas de apetite ou dificuldades de linguagem deve servir de alerta e ocasionar uma visita ao médico ou a um serviço de atendimento de emergência.

Arnigel

OK