Saiba tudo sobre traumas

Jardinagem

Voltar
https://www.arnigel.pt/wp-content/uploads/2019/03/rouge-pelle8c81.png
https://www.arnigel.pt/wp-content/uploads/2019/03/rouge-pelle8c81.gif

Jardinagem, as medidas corretas a adotar

Limpar o terreno, cortar as ervas daninhas, cavar, binar, aparar, podar, plantar, semear… a jardinagem é uma atividade física ao ar livre benéfica para a saúde. Este exercício solicita vários músculos ao ponto de, por vezes, provocar fadiga muscular. Aqui ficam algumas dicas para viver plenamente a sua paixão…

Escolha bem o seu equipamento

Um homem e uma mulher não tem a mesma constituição, nem a mesma força física. Hoje, os fabricantes oferecem ferramentas adaptadas a todos os tipos de jardineiro. Compare antes de comprar e opte pelos utensílios mais ergonómicos para si: peso, comprimento do cabo, pega antiderrapante. Adicionalmente, antes de usar certas ferramentas, lubrifique as que necessitarem: um cortador emperrado vai exigir mais esforço.

Adote boas práticas

A jardinagem é uma atividade física completa, e tal como uma boa sessão de desporto, deve ser precedida de um aquecimento e seguida de alongamentos. Pense nisso!
Para evitar solicitar o mesmo grupo de músculos durante demasiado tempo, varie as atividades. Cavar durante meio dia causará com certeza fadiga muscular, enquanto se alternar esta tarefa com outra, irá sentir menos a fadiga… e também a preguiça!
Evite transportar cargas pesadas. Utilize um carrinho de mão, e para o elevar, mantenha as costas direitas e dobre os seus joelhos, posicionamento as pernas ligeiramente afastadas.
Lembre-se também de levar uma garrafa de água para o jardim. É essencial que se hidrate regularmente para evitar fadiga muscular e as dores.

Instale-se numa boa posição

De um modo geral, para todos os trabalhos instale-se em frente à superfície que irá trabalhar para evitar as rotações axiais da coluna vertebral.
Para os trabalhos em altura, use um escadote estável, em vez de solicitar abusivamente o seu pescoço e ombros.
Para aparar uma sebe, não trabalhe à distância do seu braço. Posicione-se em pé à altura certa, as pernas ligeiramente afastadas, o torso direito e os cotovelos contra o corpo.
Para os trabalhos ao nível do solo, como arrancar ervas daninhas ou o plantio, sente-se num rebordo, um tronco ou de joelhos. Se se ajoelhar, considere alternar regularmente o seu joelho de apoio.

Arnigel

OK